Com a chegada da semana da pátria volta à tona a discussão sobre a dificuldade que as pessoas têm em entender a letra do Hino Nacional. Bem como em despertar no brasileiro a alegria e o orgulho de ser um cidadão.
Sempre decorados, poucas vezes compreendidos. Assim são nossos hinos. Escritos em linguagem distante de nossa época, com influência das tendências literárias e artísticas do período em que foram criados, muitos hinos apresentam linguagem sofisticada e de difícil compreensão; desta forma, são repetidos inúmeras vezes, sem que se perceba o seu significado real.
Por isso, ao recebermos o material "Pingo nos Hinos", da SED/SC, nós, professoras da EEB Altamiro Guimarães levamos essa discussão à sala de aula: O que é cidadão? Temos orgulho de nosso país? O que podemos exaltar? O que nos entristece? Procuramos eliminar ou diminuir a distância entre a leitura e a compreensão das letras de nossos hinos: Nacional, da Independência, à Bandeira ,de Santa Catarina.
Depois de longos debates propomos aos nossos alunos diversas atividades como: reescritura do Hino Nacional utilizando diversos gêneros textuais, como história em quadrinhos, prosa, teatro. Aproveitamos também o tema cívico e propomos aos alunos elaborarem um poema exaltando o município em que vivem.Foi efetuada também uma pesquisa de campo no município de Antônio Carlos cujo foco era saber quem conhece mais os hinos, homens ou mulheres, em que faixa etária e de qual localidade municipal. O resultado dessa proposta será exposto na semana dedicada ao aniversário do município (06/Novembro).
Foram produzidos também cartazes com curiosidades e informações sobre os hinos, como autores de letra e música e contexto histórico da época da produção dos hinos.
Foram produzidos também cartazes com curiosidades e informações sobre os hinos, como autores de letra e música e contexto histórico da época da produção dos hinos.
Em comemoração aos 120 anos da Proclamação da República foram criados sonetos, focando metrificação e versificação.
"Pingo nos Hinos" foi desenvolvido de forma interdisciplinar, uma vez que os professores de matemática, geografia, história e artes contribuíram bastante, desde a coleta de dados e resgate histórico, até a elaboração de gráficos e cartazes.
Estas atividades foram auxiliadas pelo TP5 do Programa Gestar II, focando principalmente a coerência e coesão textual.
Fragmentos de Bandeiras
Mais bandeiras
Hino de Antônio Carlos
Por alemães Antônio Carlos foi fundado.
Antes de sua reforma
Em sua praça corria um rio.
De um seminário nasceu uma escola,
Que hoje é uma das melhores do Brasil.
Em 06 de Novembro de 1963
De Biguaçu Antônio Carlos se libertou.
Neste dia o céu ficou mais lindo
E o sol no céu mais forte brilhou.
Do Brasil, é a segunda melhor em qualidade
Águas puras aqui não faltam.
Mesmo tendo pouca idade,
Antônio Carlos tem pessoas que o amam.
Suas roças têm mais vida,
Suas vidas são mais vividas.
Bonito por natureza
Com suas lindas cachoeiras,
Todos admiram sua beleza.
Salve Antônio Carlos!
Salve nossa cidade,
Com seus povos árduos,
Que de viver têm muita vontade !
Karine K. e Natan Kremer
Os autores
Alunos declamando versos na Homenagem Cívica
Mais homenagens à Patria
Antônio Carlos
Município grandioso,
E também amoroso.
Pequeno em tamanho,
Mas grande pela cultura deslumbrante.
Povo trabalhador,
Que o ama com fervor.
Festas e comemorações,
Que mexem com os corações.
Mato maravilhoso,
E o povo religioso.
Natureza para preservar,
Beleza para alegrar.
Estilos variados,
Povo revirado.
Agricultura pra ganhar,
Emprego pra prestar.
História pra contar,
Saudade pra matar.
Gritamos com fervor,
Antônio Carlos eu sou.
Bianca Carolina Hilleshein
Bianca, a autora
Dramatizações sobre a Independência do Brasil
Dramatização do Hino Nacional (1ª séri III)
"Deitado eternamente em berço esplêndido..."
"És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!!"
"Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!"
... Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
E os atores (e autores)...
Luciane, Dirlei, Joyce,Tatiane, Tamara,
Juliane, Antônio e Luciano. (1ª série III)
Hino Nacional em forma de História em Quadrinhos (1ª série I)
Alunos Hiago e Édison (1ª série I)
Alunas Jéssica e Sirley (1ª série I)
Aluno Emerson (1ª série I)
Hino de Santa Catarina em História em Quadrinhos
(1ª série I)
Mais História em Quadrinhos (1ª série I)
Cartaz confeccionado com o uso de tecido. (1ªsérie I)
1ª série I e as Histórias em Quadrinhos
Hino à Bandeira em História em Quadrinhos
1ªsérie IHino de Santa Catarina em idioma alemão
1ªsérie ISonetos produzidos pelos alunos da 1ª série IV com
o tema "120 anos da Proclamação da República"
Mais sonetos (1ª série IV)
Beatriz Schmitt e Beatriz Koch (1ª série I)
Hemerson e Franklin (1ª série I)
Rafael e Cláudio (1ª série I)
Anderson e Ricardo (1ª série I)
Elizandra e Maria Carolina (1ª série I)
Samir e Eduardo (1ª série I)
Monique e Lidiane (1ªsérie I)
Gislaine e Mirely (1ª série I)
Material fornecido pela secretaria da Educação que serviu de base para as atividades desenvolvidas.
3 comentários:
Muito massa !!!
legal!!
Sou autor do livro Pingo nos Hinos e estou orgulhoso em ver que meu livro está realmente contribuindo com o desenvolvimento cívico de alunos de Santa Catarina também, mas sem esquecer que os principais responsáveis por meu objetivo estar sendo atingido também são os professores que se dedicam em aplicar o conteúdo do material em diversas matérias.
Acredito que com um trabalho consistente conseguiremos chegar lá!
“Uma nação cada vez mais forte através do respeito à Pátria e conhecimento de nossas raízes”
Obrigado, aos professores e alunos que já fazem parte deste trabalho consistente...
Um abraço,
Marcelo R. Silveira
Autor Pingo nos Hinos
Tel. (47) 3363-1230
Postar um comentário