quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Hino Nacional

Com a chegada da semana da pátria volta à tona a discussão sobre a dificuldade que as pessoas têm em entender a letra do Hino Nacional. Bem como em despertar no brasileiro a alegria e o orgulho de ser um cidadão.
Sempre decorados, poucas vezes compreendidos. Assim são nossos hinos. Escritos em linguagem distante de nossa época, com influência das tendências literárias e artísticas do período em que foram criados, muitos hinos apresentam linguagem sofisticada e de difícil compreensão; desta forma, são repetidos inúmeras vezes, sem que se perceba o seu significado real.
Por isso, ao recebermos o material "Pingo nos Hinos", da SED/SC, nós, professoras da EEB Altamiro Guimarães levamos essa discussão à sala de aula: O que é cidadão? Temos orgulho de nosso país? O que podemos exaltar? O que nos entristece? Procuramos eliminar ou diminuir a distância entre a leitura e a compreensão das letras de nossos hinos: Nacional, da Independência, à Bandeira ,de Santa Catarina.
Depois de longos debates propomos aos nossos alunos diversas atividades como: reescritura do Hino Nacional utilizando diversos gêneros textuais, como história em quadrinhos, prosa, teatro. Aproveitamos também o tema cívico e propomos aos alunos elaborarem um poema exaltando o município em que vivem.Foi efetuada também uma pesquisa de campo no município de Antônio Carlos cujo foco era saber quem conhece mais os hinos, homens ou mulheres, em que faixa etária e de qual localidade municipal. O resultado dessa proposta será exposto na semana dedicada ao aniversário do município (06/Novembro).
Foram produzidos também cartazes com curiosidades e informações sobre os hinos, como autores de letra e música e contexto histórico da época da produção dos hinos.
Em comemoração aos 120 anos da Proclamação da República foram criados sonetos, focando metrificação e versificação.
"Pingo nos Hinos" foi desenvolvido de forma interdisciplinar, uma vez que os professores de matemática, geografia, história e artes contribuíram bastante, desde a coleta de dados e resgate histórico, até a elaboração de gráficos e cartazes.
Estas atividades foram auxiliadas pelo TP5 do Programa Gestar II, focando principalmente a coerência e coesão textual.


Fragmentos de Bandeiras


Mais bandeiras

Hino de Antônio Carlos

Por alemães Antônio Carlos foi fundado.
Antes de sua reforma
Em sua praça corria um rio.
De um seminário nasceu uma escola,
Que hoje é uma das melhores do Brasil.

Em 06 de Novembro de 1963
De Biguaçu Antônio Carlos se libertou.
Neste dia o céu ficou mais lindo
E o sol no céu mais forte brilhou.

Do Brasil, é a segunda melhor em qualidade
Águas puras aqui não faltam.
Mesmo tendo pouca idade,
Antônio Carlos tem pessoas que o amam.

Suas roças têm mais vida,
Suas vidas são mais vividas.

Bonito por natureza
Com suas lindas cachoeiras,
Todos admiram sua beleza.

Salve Antônio Carlos!
Salve nossa cidade,
Com seus povos árduos,
Que de viver têm muita vontade !

                                                              Karine K. e Natan Kremer



Os autores


Alunos declamando versos na Homenagem Cívica


Mais homenagens à Patria

Antônio Carlos

Município grandioso,
E também amoroso.
Pequeno em tamanho,
Mas grande pela cultura deslumbrante.
Povo trabalhador,
Que o ama com fervor.
Festas e comemorações,
Que mexem com os corações.
Mato maravilhoso,
E o povo religioso.
Natureza para preservar,
Beleza para alegrar.
Estilos variados,
Povo revirado.
Agricultura pra ganhar,
Emprego pra prestar.
História pra contar,
Saudade pra matar.
Gritamos com fervor,
Antônio Carlos eu sou.
                                                                                Bianca Carolina Hilleshein


Bianca, a autora


Dramatizações sobre a Independência do Brasil


Dramatização do Hino Nacional (1ª séri III)



"Deitado eternamente em berço esplêndido..."



"És tu, Brasil,
     Ó Pátria amada!!"



"Dos filhos deste solo és mãe gentil,
 Pátria amada,
Brasil!"



... Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!



                                                                       
                                          E os atores (e autores)...



                                     
                                      Luciane, Dirlei, Joyce,Tatiane, Tamara,
                                     Juliane, Antônio e Luciano. (1ª série III)




Hino Nacional em forma de História em Quadrinhos (1ª série I)



                                              
                                                          Alunos Hiago e Édison (1ª série I)




Alunas Jéssica e Sirley (1ª série I)




Aluno Emerson (1ª série I)




Hino de Santa Catarina em História em Quadrinhos
 (1ª série I)




Mais História em Quadrinhos (1ª série I)




 Cartaz confeccionado com o uso de tecido. (1ªsérie I)




1ª série I e as Histórias em Quadrinhos




Hino à Bandeira em História em Quadrinhos
                                                                               1ªsérie I




Hino de Santa Catarina em idioma alemão
                                                                           1ªsérie I




Sonetos produzidos pelos alunos da 1ª série IV com
o tema "120 anos da Proclamação da República"




Mais sonetos (1ª série IV)





Beatriz Schmitt e Beatriz Koch (1ª série I)




Hemerson e Franklin (1ª série I)




Rafael e Cláudio (1ª série I)




Anderson e Ricardo (1ª série I)




Elizandra e Maria Carolina (1ª série I)





Samir e Eduardo (1ª série I)




Monique e Lidiane (1ªsérie I)




Gislaine e Mirely (1ª série I)  



Material fornecido pela secretaria da Educação que serviu de base para as atividades desenvolvidas.


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Brincadeiras

O brincar faz parte da essência do ser humano.
A brincadeira é algo inerente à infância, que acompanha também a fase adulta, quando esta abre espaço.
Se o brincar faz tão bem para nossa vida, por que as pessoas hoje brincam tão pouco? E nossas crianças, de que brincam hoje? Como e com quem brincam?
São perguntas que nos fazemos, já que o mundo contemporâneo é marcado pela pressa, pela influência da mídia, pelo consumismo e também pela falta de espaço, além da violência.
Comparando as brincadeiras de antigamente com as atuais, percebemos que a grande lacuna entre as duas é o FAZER ( antigamente ) X ESTAR PRONTO ( hoje ), lacuna esta que, muitas vezes , poda a capacidade de criar, de inventar, de imaginar, já que muitos brinquedos contemporâneos já estão prontos, é só “brincar”, o que cansa rápido e o torna descartável.
Também a facilidade com que se consegue o brinquedo o torna supérfluo, não necessitando de datas especiais para ganhá-lo, nem lojas especializadas para adquiri-lo.
Levando em consideração tudo o que aqui foi exposto e buscando uma conciliação entre o antigo e o atual, elaboramos um projeto cujo tema é “Brinquedos e Brincadeiras antigas “, que resgata algumas brincadeiras, além de cantigas de roda e afins, as quais, apesar de serem antigas, ainda fascinam e divertem muitas crianças de todas as idades.


Alunos confeccionando brinquedos de argila.


Brincando com argila.




Materializando imaginações.


Mais criações.


Brincando de esconder.


Declamando quadrinhas.

.
Jogando as Cinco Marias



Vamos brincar de passar anel?


Relembrando cantigas de roda.

Samba Lelê

Samba Lelê está doente
Está com a cabeça quebrada
Samba Lelê precisava
De umas boas lambadas
Samba, samba, samba ô Lelê
Samba, samba, samba ô Lalá
Samba, samba, samba ô Lelê
Samba, samba, samba ô Lalá.
                                                                               Eduarda Besen


Brinquedos reciclados confeccionados pelos alunos.


Esculturas de sabão e bois-de-mamão produzidos nas aulas de Artes.


Antigamente, se brincava com estes brinquedos.


Os alunos do primário também  produziram seus brinquedos nas aulas de Artes
.

Mais brinquedos reciclados.


Confeccionando brinquedos reciclados.


Brincando com vai-vem.


Expondo o que foi feito.


Brinquedos e textos

Ser criança é demais !

            Antigamente, meus pais brincavam de cirandas, tilicas, esconde-esconde, pega-pega, carretão, gato e rato, amarelinha, loucinha de barro, passa-anel, bandeira-salva, matar, corda... E eles adoravam a vida de criança.
           Nos dias de hoje, as crianças brincam de cartas, computador, vídeo-game, assistem TV. Hoje, com a tecnologia, tudo mudou na vida das crianças.
          Brincar, para mim, é se divertir, curtir a vida e não levar tantas coisas a sério.
          Ser criança é ser humano no período da infância; ser menino ou menina.
          Eu penso que as brincadeiras de antigamente e as de hoje são muito divertidas.
          Eu gosto de brincar ao ar livre, mas as brincadeiras com a tecnologia também são legais.
          Ser criança é demais !!
                                                      


  Liana Martendal
       

Brinquedos antigos e textos

A infância

           Meus avós contam que na infância deles, a maioria das brincadeiras eram inventadas, e eles se divertiam muito. Hoje a maioria das brincadeiras não são inventadas e as vezes nem nos divertimos muito.
           Eu acho que brincar é viver a infância, ser feliz, ser alegre, se divertir e não pensar em coisas ruins.
           Ser criança é viver hoje e não pensar no amanhã, em ser jovem, ser adulto, e sim ser criança.
           Eu gosto muito de brincar ao ar livre, assim não fico parada na frente de um computador, vídeo game e muito mais. Fico brincando com meus amigos, inventando e descobrindo coisas novas, para mim é a brincadeira mais saudável que existe.
        Eu acho que muitos prefeitos de cidades, tem a obrigação de dar um abrigo para as crianças que necessitam de ajuda e carinho.
                                                       
                                                
                                                                                            Bruna da Silva Kunh
     

Mais brinquedos e textos.


Painel de fotos


"Se você tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades, teria ouvido verdades que eu insisto em dizer brincando. Falei muitas vezes como um palhaço, mas nunca desacreditei na seiedade da plateia que sorria."(Charles Chaplin)


Fotos e mais brinquedos

"
Caderno de atividades e registro de assinaturas


Visitas das professoras Susana de Oliveira e Isabel Hentz



Professora Selma, recebendo um brinquedo reciclado


Professora Susana, também recebendo um brinquedo.



Professores Josete, Grasiely, Cleusa, Regina e Toninho, os realizadores do projeto.

Os dois Eus

Eu-criança queria que o milagre do Natal
se realizasse em brinquedos,
brinquedos que me dessem
o mundo mágico, o mundo livre, o mundo feliz dos adultos.
E eu percorria estradas, cortava os ares, cruzava os oceanos...
O que eu não fazia
sob o sorriso indulgente
de meus pais! (...)
                                                                  Gonçalves Ribeiro